Novos investimentos em terminais intermodais no Estado de São Paulo
Integração ferrovia-rodovia amplia alternativas mais competitivas para cargas pesadas e de longa distância.
Fonte: ANTT — Atualizado em:Investimento previsto
R$ 5 bi+
Projetos em SP até 2027
Integração
Ferrovia + Rodovia
Carga pesada e longa distância
Impacto
+ eficiência
Redução de custos logísticos
Principais polos intermodais em SP
Região | Cidade / Terminal | Integração | Objetivo |
---|---|---|---|
Interior Paulista | Ribeirão Preto / Terminal Intermodal | Ferrovia + rodovia Anhanguera/Bandeirantes | Exportação agrícola e insumos industriais |
Vale do Paraíba | São José dos Campos | Rodovia Dutra + ferrovia regional | Automotivo e aeroespacial |
ABC / Capital | Santo André / Mauá | Ferrovia + Rodoanel / Anchieta | Carga pesada, petroquímica e logística urbana |
Leitura estratégica
- Intermodalidade reduz custos no transporte de longa distância.
- SP amplia vantagem competitiva com terminais que conectam produção agrícola, industrial e portuária.
- ABC / Capital ganha relevância no fluxo ferrovia–porto de Santos.