SBC — Montadoras, inbound/outbound e demanda por armazenagem
A presença histórica de montadoras em São Bernardo do Campo mantém fluxo constante de inbound/outbound de peças e veículos, sustentando operações de armazenagem, cross-docking e distribuição regional.
Fontes: Volkswagen do Brasil; Mercedes-Benz Brasil — Atualizado em:Base industrial
Montadoras âncoras
Cadeia metal-mecânica e autopeças
Fluxos
Inbound & Outbound
JIT/JIS, kits CKD/SKD, veículos acabados
Conectividade
Anchieta • Imigrantes • Rodoanel
Eixo Santos–SP–Interior
Demanda logística
Armazéns & Cross-dock
SLA D+1 e reversa técnica
Operações típicas das montadoras em SBC
Fluxo | Conteúdo | Exigências logísticas | Implicações para armazéns |
---|---|---|---|
Inbound (peças e subconjuntos) | Powertrain, estamparia, chicotes, suspensões, químicos | JIT/JIS, janelas rígidas, ASN/EDI, rastreabilidade | Staging de doca, buffers de poucas horas, VMI e picking por sequência |
Kits CKD/SKD | Kits completos/semi-completos para montagem | Controle de lote/serial, acuracidade 99,9%+ | Mezaninos leves, WMS com verificação por escaneamento |
Outbound (veículos acabados) | Expedição para dealers e exportação | Pátios dedicados, programação por janela, integração TMS | Áreas externas, vigilância H24, portarias com OCR |
Reversa técnica | Devoluções, recalls, peças remanufaturadas | Segregação, tratativas fiscais, triagem por condição | Boxes dedicados, áreas de inspeção e retrabalho |
Requisitos de ativos para atender montadoras
- Localização: raio curto à Via Anchieta, acesso ao Rodoanel e conexão rápida ao Porto de Santos.
- Layout: docas elevadas + nível, pé-direito ≥ 10–12 m, piso ≥ 6 t/m², malha 22×22 m (ou próxima).
- Sistemas: WMS/TMS integrados, Wi-Fi industrial, etiquetagem e leitura 1D/2D, portaria com OCR.
- Operação: janelas de carga sincronizadas, buffers de horas (não dias), SLA D+1 para rede regional.
- Compliance: sprinklers, segregação de químicos, ventilação/exaustão onde necessário.