Criando uma conexão genuína

A mudança de índices IGPM IPCA para contratos em andamento vai ser um problema para os fundos

imagem de catenaecastro

O Projeto de Lei 1026/2021 esta em andamento na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e é conhecido como como "Projeto de Lei do IPCA" que pretende proteger os ocupantes-inquilinos depois da alta do IGPM que subiu mais de 30% no ultimo ano.


Esse projeto poderá se transformar em um grande problema para os FIIs e já esta causando preocupação entre os gestores. A grande parte dos contratos de aquisições foram baseados pelo IGPM com receitas também pelo IGPM. Se a receita, ou seja, os recebíveis-alugueis forem ajustados pelo IPCA, a conta não vai fechar e vai gerar uma insegurança jurídica.


Na pratica, um Fundo de Investimento Imobiliário faz uma aquisição de um empreendimento com ocupantes que pagam alugueis corrigidos pelo IGPM, então o FII faz uma securitização dos recebíveis, um CRI, que é negociado para investidores com uma correção pelo IGPM. A mudança de índices para contratos em andamento vai ser um problema para os fundos e espero o bom senso do governo para que não haja um desiquilíbrio no setor.


Veja mais sobre o Projeto de Lei PL 1026/2021

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=...

Classificação: 

Salve CCRE com QR Code

QR Code for https://catenaecastro.com.br/mudan%C3%A7a-de-%C3%ADndices-igpm-ipca-para-contratos-em-andamento-vai-ser-um-problema-para-os-fundos