Arquitetura e construção de shopping center

A Catena & Castro desenvolve projetos especiais shopping centers com todos os serviços complementares para implantação:

Os estudos preliminares para a concepção do empreendimento são baseados nas análises financeiras, econômicas e mercadológicas, determinando e dimensionando a estrutura física do empreendimento.

Em um estudo preliminar, desenvolvemos um pré-projeto para definição dos espaços físicos e adequação do terreno e vias de acesso conforme relação abaixo:

· Programa de necessidades do Shopping center;
· Área a ser construída;
· Levantamento de custos básicos com a obra;
· Planificação e programação de projetos do Shopping center (cronograma).

O anteprojeto arquitetônico do Shopping center é desenvolvido englobando:

· Implantação e locação;
· Plantas de todos os pavimentos, inclusive cobertura;
· Cortes;
· Seções;
· Fachadas;
· Ampliações de áreas molhadas, das escadas e rampas;
· Esquemas de esquadrias e forros.

Projeto Básico do Shopping center

O anteprojeto é desenvolvido e compatibilizado com todos os projetos complementares, formando um conjunto de documentos técnicos que juntamente com os projetos complementares permite licitar ou orçar a obra.

Anteprojeto Arquitetônico Comercial do Shopping center

O anteprojeto arquitetônico comercial é desenvolvido com base nas conclusões do estudo de mercado. Seu principal objetivo é a definição do layout das áreas de vendas, circulação e apoio de forma a se obter as informações básicas necessárias para os estudos de viabilidade. O anteprojeto é, em suma, a concepção inicial do empreendimento adequado ao mercado existente.

Projetos executivos do Shopping center

Posterior a execução dos estudos de desenvolvimento dos projetos, viabilidade do terreno e suas adequações são desenvolvidos os detalhamentos, de forma a viabilizar a execução da obra, compreendendo:

· Lay-out das plantas baixas;
· Estrutura de cobertura;
· Paisagismo;
· Paginação dos pisos;
· Detalhamento de mobiliários;
· Demais indicações para viabilidade dos projetos complementares.

O projeto básico é complementado com todas as informações necessárias à execução da obra. O produto final é composto de um conjunto de documentos elaborados, em escala conveniente, de todos os elementos da obra, com dimensões, indicações e legendas necessárias à exata execução técnica e artística da edificação. Estão inclusos neste conjunto: listagem dos desenhos, planta de situação, implantação e locação, plantas dos pavimentos, inclusive cobertura, forro, cortes e fachadas.

Detalhes de Execução do Shopping center

É produzida uma série de documentos para a melhor compreensão dos elementos do projeto para sua execução, fabricação ou montagem.

O produto final é composto de um conjunto de documentos elaborados, em escala conveniente, de áreas molhadas, escadas e rampas, esquadrias, detalhes construtivos, peitoris, soleiras, entradas e forros.

Caderno de Especificações do Shopping center

É desenvolvido com todas as informações complementares necessárias quanto à especificação técnica e detalhada dos materiais previstos na obra, tais como, dimensões, cores, texturas, modelos. Pode ser desenvolvido juntamente com o Projeto Básico a fim de possibilitar um melhor resultado de licitações e orçamentos.

Projeto Legal do Shopping center

Preparamos a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obtenção de licenças e alvarás de obra. São consideradas para tal: as normas legais e técnicas, inclusive as normais relativas à segurança da edificação.

Levantamos custos com emolumentos, protocolamos e monitoramos os processos, até a obtenção dos alvarás de construção. Os projetos complementares são aprovados pelos profissionais competentes de cada área, como no caso do Corpo de Bombeiros e das concessionárias de serviços públicos.

O produto final é um dossiê com os documentos exigidos para a aprovação legal da edificação pelas autoridades competentes.